Bairros

Um Quadrado renovado

Operadora portuária Sagres investiu R$ 2,5 milhões em sistema de drenagem e recuperação de praça e quadra de futebol de areia

Jerônimo Gonzalez -

Pode ser conturbada a relação entre uma empresa que se instala em uma comunidade e os moradores desta. Não tem sido assim entre a Sagres Agenciamentos Marítimos, operadora portuária contratada pela CMPC Celulose Riograndense para gerenciar a movimentação madeireira na região, e a população do Quadrado, nas Doquinhas. Em 2016 foram realizadas obras de revitalização no local com financiamento da empresa.

O diálogo entre os dois lados teve início em março, quando a comunidade passou a questionar o acúmulo de pó oriundo das embarcações da CMPC. Interessada na aproximação, a operadora organizou reuniões com os moradores a fim de estabelecer demandas para a revitalização da área, através de verba de R$ 2,5 milhões cujo destino era o asfaltamento da rua Conde de Porto Alegre e melhoramentos no Quadrado.

Das demandas da comunidade se destacou a instalação de um sistema de drenagem e escoamento que levasse ao fim a rotina de alagamentos dentro e fora das casas. Com esta obra concluída iniciou também a modernização dos espaços de convivência e lazer, projeto que há algum tempo já tramitava na prefeitura. Em dois finais de semana comunidade e empresa se juntaram em grande mutirão que substituiu balanços, escorregadores, gangorras e outros brinquedos, todos já deteriorados, por outros construídos com toras que haviam sobrado dos trabalhos da Sagres no Porto.

Por fim foi modernizada a quadra de futebol de areia do Quadrado, que agora carrega uma faixa em agradecimento à Sagres pelas obras. Tudo foi inaugurado na última quinzena do ano, com a realização de uma edição especial do projeto Sofá na Rua no local. Além de apresentações artísticas, foi realizado um pequeno campeonato entre funcionários da empresa e moradores da localidade.

Para o futuro se espera a construção de área fitness, calçamento, arborização, estacionamento para carros, sinalização e instalação de contêineres para a realização de oficinas que já são ministradas na localidade, mas com menor estrutura. "São atitudes pequenas, mas muito importantes para a comunidade", comenta Felipe Ferreira, morador do Quadrado, que pretende, em 2017, ofertar aulas de futebol na quadra reformada. "A gente está trazendo uma operação nova e entende que há uma vida aqui. Nossa vinda tem de ser harmônica e ocorrer junto com tudo o que já havia nesse lugar", diz Bruno Carvalho, gerente de contratos da Sagres.

Segurança
Também era demanda da comunidade do Quadrado ação que desse mais segurança aos moradores. Nesse sentido, a CMPC e a Sagres entraram em contato com o governo do Estado e garantiram a instalação da Patrulha Ambiental da Brigada Militar (Patram) no local. A mudança, da sede na avenida Bento Gonçalves para o novo endereço, ainda não tem data para ocorrer.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

Do curtume à aquisição da casa própria

UCPel sedia evento de programação voltado para mulheres Próximo

UCPel sedia evento de programação voltado para mulheres

Deixe seu comentário